ABM: Cadetes simulam ações de resposta a desastre natural

A formação dos cadetes do 4º Período do Curso de Formação de Oficiais (CFO) entrou na reta final na Academia Bombeiro Militar em Florianópolis. Na quinta-feira (23/07), o grupo de militares participou de um exercício simulado especial no encerramento da disciplina Gestão Integrada de Resposta a Desastres, ministrada pelo Tenente-Coronel BM Aldo Baptista Neto.

Os militares simularam as ações de gestão das operações de resposta a um quadro de inundação numa cidade fictícia. O grupo de cadetes foi dividido de forma que as agências do Grupo de Resposta e Ações Coordenadas (GRAC) – Corpo de Bombeiros Militar, Defesa Civil Municipal, Prefeitura Municipal, Polícia Militar, Polícia Militar Ambiental, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Exército e outros - estivessem representadas. Cada um dos militares ficou responsável por planejar e apresentar as ações de socorro sob responsabilidade da agência que representou. Os demais cadetes apoiaram nas missões de logística do simulado.

“Em 2008 (quando o Estado registrou inundações e deslizamentos severos) nos faltava conhecimento e capacidade de agir em conjunto. Deste então trabalhamos no sentido de aprimorar o processo de resposta a eventos adversos”, lembrou o Tenente-Coronel BM Neto, destacando a importância da capacitação adequada dos futuros Oficial BM. Segundo ele, cientistas afirmam que os fenômenos causadores de desastres naturais vão se tornar cada vez mais frequentes, o que justifica a preocupação com o aperfeiçoamento continuado dos Bombeiros Militares na área.

A proposta da disciplina, que integra o currículo da Pós-Graduação em Gestão de Risco e Evento Crítico a qual os cadetes cursam durante o CFO, é fornecer à Sociedade profissionais com conhecimentos diferenciados na área, capazes de trabalhar a partir da identificação dos pontos vulneráveis e das formas adequadas de resposta.

“Os cadetes saíram conhecedores das responsabilidades de cada agência envolvida num evento de grande vulto. Hoje conhecem mais sobre desastres, entendem os mecanismos de resposta e inclusive já propuseram mudanças para a melhor gestão do sistema”, avaliou o instrutor da disciplina. Durante o período de pesquisa, os militares descobriram um aplicativo que reúne informações necessárias para a gestão de situações críticas.

Prestigiaram a apresentação representantes da Secretaria de Estado da Defesa Civil, Polícia Militar de Santa Catarina, Polícia Militar Ambiental, da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), além de Oficiais e Praças BM convidados. A conclusão do CFO da turma participante do exercício está prevista para a segunda quinzena do mês de setembro.

Saiba mais

No simulado, os cadetes tiveram que organizar as ações de resposta a um cenário de inundação na cidade fictícia com 3 mil habitantes. Com a previsão de mau tempo e inundação de parte da cidade, eles procederam com a evacuação da área prevista antes do evento adverso.

Como numa situação real, o quadro evoluiu, sendo que a inundação atingiu praticamente toda a cidade – obrigando mudanças no plano de resposta. O trabalho conjunto envolveu ainda a abertura de abrigos, montagem do Auto Posto de Comando (APC) e estrutura anexa, convocação de coletiva de imprensa e o repasse de informações às autoridades e veículos de comunicação.

No exercício, os participantes detalharam o período de preparação para o evento adverso, ações prévias e de resposta de cada agência e a proposta de atividades previstas para a reconstrução do cenário.

Créditos: CCS do Cmdo-Geral/Soldado BM Felipe Rosa