Autoridades discutem início das atividades do CBMSC em Quilombo

O 14º Batalhão de Bombeiros Militar (Xanxerê) está finalizando os preparativos para a instalação do serviço de bombeiros em mais um município no Oeste do Estado. Nesta sexta-feira (18/03), será inaugurado o Complexo de Segurança Pública de Quilombo, que abrigará o Corpo de Bombeiros Militar, a Polícia Militar e a Polícia Civil. Após a entrega da edificação, o próximo desafio do 14º BBM será preparar a estrutura operacional da unidade.

Foi realizada uma reunião na manhã da segunda-feira (14/03), para definir o efetivo a ser empregado pelo CBMSC no novo quartel. A mesa foi presidida pelo Secretário Executivo da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Quilombo, Jaksom Casteli, e pelo comandante do 14º Batalhão de Bombeiros Militar, Tenente Coronel BM Luiz Carlos Balsan. Na conversa, os prefeitos dos municípios de Formosa do Sul, Irati, Jardinópolis, Quilombo, Santiago do Sul e União do Oeste, que serão atendidos pelo novo quartel, se prontificaram a ceder servidores municipais - que serão formados bombeiros civis profissionais - para compor as guarnições de serviço, sob comando de Bombeiros Militares.

Também participaram da reunião o Major BM Marcelo Fiório, comandante interino do 12º BBM (São Miguel do Oeste), e o 1º Sargento BM Carlinhos Mallmann, comandante do 1º/2º/1ª/12º BBM (Itapiranga). Convidados pelo Tenente Coronel BM Balsan, eles trouxeram o exemplo do quartel de Itapiranga, onde há uma forte parceria local em prol do serviço Bombeiro Militar, para demonstrar aos prefeitos da região. “O sucesso de um quartel está pautado num tripé que inclui o Estado (CBMSC), o Município (prefeitura) e a comunidade. Para funcionar corretamente, todos devem aderir à causa e lutar por ela. É isso que vemos em Itapiranga”, explicou o 1 1° Sargento BM Mallmann.

Ainda não existe data para efetivação do serviço de bombeiros em Quilombo, mas há duas viaturas em transferência e quatro bombeiros militares sendo efetivados no município. “Temos uma ambulância e um caminhão em fase final de reforma, que já estão garantidos para o quartel. Além disso, os bombeiros transferidos já estão lotados na Companhia de São Lourenço do Oeste, sob comando do 1° Tenente BM Kehl, onde estão se adaptando às peculiaridades da região”, concluiu o Comandante do 14° BBM.

Créditos: Vinicios Ranzan - Assessor de Imprensa da ADR de Quilombo