BOMBEIROS DE GASPAR CAPACITAM PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL

Nos dias 18, 19, 25 e 26 de outubro de 2021, cerca de 60 servidores da rede de ensino municipal de Gaspar foram preparados pelo Corpo de Bombeiros Militar de Gaspar para atuar no atendimento inicial em casos de acidentes, na prevenção e no combate a princípios de incêndio em escolas e creches. No curso de brigadista voluntário nível básico, os ensinamentos foram repassados em aulas teóricas e práticas. Os treinamentos, que qualificaram professores, diretores e funcionários das unidades educacionais municipais, tiveram como meta tornar o ambiente escolar mais seguro.
0311 Gaspar 5
A formação dos profissionais foi realizada pelos 3º sargento Gil Vicente Pereira, soldado Victor Hugo Amaral e soldado Jadson Siebre de Morais, divididos em 3 turmas. Os alunos foram capacitados para utilizar os sistemas preventivos contra incêndio, com ênfase em combate com  extintores e utilização do sistema hidráulico preventivo. As instruções tiveram duração de oito horas/aula e proporcionaram inclusive a oportunidade de combater um princípio de incêndio, na prática, utilizando extintores.
0311 Gaspar 1
Os profissionais capacitados foram incumbidos pela Secretaria Municipal de Educação de levar o conteúdo às escolas e creches e repassar os cuidados aos colegas de trabalho. Segundo a professor Waldemar da Conceição Lima Carvalho, as capacitações vão ajudar muito na segurança das escolas em Gaspar. “Essa capacitação dos profissionais da educação é de extrema importância para as escolas e para os profissionais, é uma capacitação que serve para vida. Essa parceria da secretaria municipal de educação com o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina é fundamental para que nós tenhamos profissionais preparados dentro das unidades para fazer este primeiro atendimento em ocorrências que porventura aconteçam dentro das escolas”, reconheceu o educador.
0311 Gaspar
A próxima etapa é disseminar os conhecimentos aprendidos durante essa capacitação e a realização de simulados de evacuação em escolas em parceria com a Defesa Civil do Município, previstos para os dias 3, 4, 9 e 10 de novembro. Os profissionais foram orientados para levar o conteúdo às escolas e creches, além de repassar todo o cuidado necessário em situações de emergência.

Texto: Soldado Jacob Vilain Neto
Imagens: Divulgação CBMSC/Gaspar