Cadetes BM conhecem estrutura da Defesa Civil de Blumenau

Os cadetes do 4º período do Curso de Formação de Oficiais (CFO) da Academia de Bombeiro Militar (ABM) conheceram a estrutura de prevenção e resposta a desastres da Defesa Civil de Blumenau nos dias 15 e 16 de julho. A visita fez parte da disciplina de Gestão Integrada de Resposta, ministrada pelo Tenente-Coronel BM Aldo Baptista Neto, do Curso de Especialização em Gestão de Eventos Críticos. Os alunos-oficiais receberam palestras e conheceram a estrutura de diversos órgãos que fazem parte do Grupo de Ações Coordenadas de Blumenau, município referência nacional na área.

A excursão teve início na Secretaria de Defesa do Cidadão, onde o Diretor de Defesa Civil municipal, Adriano da Cunha, apresentou a infraestrutura e o funcionamento do órgão, bem como os sistemas de alerta e monitoramento. Na sequência, o 2º Tenente BM Renan Cesar, do 3º Batalhão de Bombeiros Militar, promoveu uma palestra sobre a Força-Tarefa 03, unidade de resposta a desastres do CBMSC na região.

Ainda na sede do 3º BBM, o Subtenente BM Sandro Carvalho, coordenador regional de Defesa Civil, explicou aos futuros tenentes como funciona seu trabalho de articulação junto aos atores políticos e civis da região. Para fechar o dia, o 4º CFO assistiu ao depoimento de Tatiana Reichert, protagonista do desastre de 2008, quando perdeu 14 membros de sua família no Morro do Baú, em Ilhota, e atual Secretária de Administração e Finanças daquele município.

No segundo dia, o médico Renan Castro, coordenador regional do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) do Vale do Itajaí, palestrou sobre a estrutura do órgão na região para atuação em desastres, como veículos adaptados para terrenos acidentados e hospitais de campanha. Os cadetes, por meio das assistentes sociais Angela Kolling e Juliane Habitzeruter, também conheceram o trabalho da Secretaria de Desenvolvimento Social de Blumenau, que fornece assistência aos atingidos, na organização de abrigos e solução de problemas resultantes de tragédias.

A última visita ocorreu no 23º Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro, que possui 700 homens disponíveis para atuar em ocorrências de desastres. O Major EB Agnelo Moreira explanou sobre os recursos materiais e humanos disponíveis e sobre o histórico de atuações do exército na região.

“A visita a Blumenau nos trouxe conhecimento prático sobre as atividades de Defesa Civil. Em 2016, quando formos gestores, estaremos mais bem preparados para prestar um serviço de qualidade à comunidade catarinense”, afirmou o Cadete BM Roberto Machado.

Créditos: Cadetes BM Fillipi Thiago Pamplona e Gustavo Cardoso