Cão de busca é preparado para certificação em Lages

Ele ainda é um filhote, de apenas 11 meses de idade, mas já está sendo preparado para fazer um trabalho restrito a profissionais devidamente capacitados. Barney, um labrador dócil e brincalhão, é a nova ferramenta do Corpo de Bombeiros de Lages (sede do 5° Batalhão) para garantir ainda mais segurança e conforto à população da Serra Catarinense.

Barney chegou a Lages em janeiro deste ano para uma intensa programação de treinamentos. Ele foi criado no Centro de Referências em Desastres Urbanos (CRDU), estrutura inaugurada em 2013 em Xanxerê, no Oeste, e que é a única do Brasil a treinar militares para salvamento em deslizamentos de terra e a primeira do Estado para capacitações na área de desastres naturais urbanos.

Em Lages, Barney é conduzido pelo Soldado BM Luciano Warth Rangel. Os treinamentos ocorrem em diversos lugares, como obras urbanas e ambientes rurais, para simular diferentes situações de busca e resgate a pessoas, vivas ou mortas, perdidas na mata ou vítimas de soterramentos, desabamentos e afogamentos.

Em abril do próximo ano, Barney será submetido em Xanxerê a rigorosos testes da Organização Internacional dos Cães de Resgate, que segue os padrões estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

E se aprovado, será incorporado oficialmente ao Corpo de Bombeiros de Lages, ficando à disposição para atuar nas graves ocorrências em que seja necessário encontrar rapidamente vítimas em locais desconhecidos ou de difícil acesso.

Créditos: Pablo Gomes – Agência de Desenvolvimento Regional de Lages