PESQUISAR

Conheça o novo processo de credenciamento de brigadistas e instrutores

 

 

Com vistas a aperfeiçoar o processo de credenciamento de brigadistas particulares e instrutores de brigada, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) por meio da Diretoria de Ensino (DE), da Divisão de Tecnologia e Informação (DiTI) e da Diretoria de Atividades Técnicas (DAT), está revisando a forma como é aplicada e operacionalizada a prova de credenciamento que vem servindo para avaliar o conhecimento daqueles que buscam credenciarem-se como instrutores e brigadistas no âmbito do Estado de Santa Catarina.

 

O novo projeto que está em fase de construção prevê a utilização de uma plataforma de Ensino a Distância (AVA MOODLE) para aplicar a prova e de um software criado pela DiTI para efetuar inscrições e agendamentos de provas. Com esta iniciativa será resolvido a principal limitação do formato adotado até então, que dizia respeito à reduzida quantidade de oportunidades aos candidatos para passarem pela prova de credenciamento, seja na modalidade de brigadista particular, com duas oportunidades ao ano, seja na modalidade de instrutor que possuía apenas uma oportunidade de credenciamento por ano.

 

Com a adoção dos novos procedimentos os candidatos ao credenciamento poderão efetuar um agendamento no dia e horário que desejarem deslocar ao quartel para fazerem o teste. Ao chegarem ao quartel, serão recebidos por um bombeiro militar que estará encarregado de gerenciar a aplicação da prova de credenciamento. Cabe informar que os agendamentos poderão ocorrer várias vezes ao ano dependendo, apenas, das disponibilidades de vagas em cada Posto de Credenciamento.

 

Os sistemas informatizados de emissão de provas e inscrição com agendamento estão sendo adaptados e construídos para permitir que sejam incrementados os números de Postos de Credenciamento pelo Estado. De acordo com o Tenente Coronel Correa, Diretor de Ensino do CBMSC, “no último processo de credenciamento havia apenas 16 municípios onde os interessados poderiam efetuar as provas de credenciamento, com a implantação do novo sistema informatizado, os postos de credenciamento poderão estar presentes em mais de 40 municípios sendo um posto de credenciamento por Companhia de Bombeiro Militar”.

 

A expansão do número de cidades aplicando provas deve-se a facilidade operacional proporcionada pela plataforma de ensino a distância, que requer para a aplicação do teste apenas a disponibilidade de um computador com acesso a internet e de um Bombeiro Militar para conduzir e fiscalizar o candidato ao credenciamento.

 

Sobre a confecção dos testes há, também, uma grande novidade referente a emissão de provas de credenciamento compostas por questões retiradas de um banco de questões, sendo o processo de composição de cada prova totalmente aleatório, o que significa que cada candidato ao credenciamento será submetido a uma prova diferente com gabaritos completamente imprevisíveis de acordo com a escolha do sistema automatizado. Apesar de serem submetidos a provas diferentes cabe destacar que todas as questões que compõem o Banco de Questões foram formuladas em níveis de dificuldade bastante semelhantes e equilibrados.

 

De acordo com as previsões, o novo sistema será implantado, apenas com os brigadistas particulares a partir do mês de fevereiro de 2017 e terá sua expansão para os instrutores de brigada até o mês de junho do mesmo ano.

 

 


Créditos: Ten Cel Alexandre CORREA Dutra

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193