CBMSC INAUGURA NOVO QUARTEL NA CIDADE DE CAMPOS NOVOS

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) inaugurou um novo quartel na cidade de Campos Novos, em solenidade realizada no dia 21 de setembro de 2021. O evento faz parte da semana de comemoração do aniversário de 95 anos do CBMSC e contou com a presença do senhor Comandante-Geral do CBMSC, Coronel Charles Alexandre Vieira, do deputado estadual Romildo Luiz Titon e com autoridades civis e militares.
0510 Campos Novos A solenidade contou com três atos, sendo eles: entrega de equipamentos; entrega de medalhas e Inauguração do novo quartel.
0510 Campos Novos 1Foram entregues R$243.658,66 em equipamentos para as equipes de plantão do quartel de Campos Novos, sendo para as áreas de resgate veicular, combate a incêndio estrutural e florestal, salvamento em altura e aquático. Esses materiais visam proporcionar maior agilidade e eficiência no atendimento das ocorrências, maior segurança dos profissionais e maior conforto das guarnições de serviço. Os equipamentos foram adquiridos com recurso do convênio entre Prefeitura de Campos Novos e o CBMSC, por meio das taxas do serviço de segurança contra incêndio e também com a contribuição facultativa da população camponovense. 0510 Campos Novos 2
No ato de entrega de medalhas, foram condecorados o 3º sargento Joanir da Silva e o cabo Caio César Niles. O recebimento de uma medalha é um ato de condecoração que o militar recebe como forma de reconhecimento pelos seus serviços prestados à corporação e à sociedade. O 3º sargento Joanir recebeu a Medalha Coronel Carlos Hugo Stockler de Souza (Salvamento Aquático) e a Medalha de Mérito Bombeiro Militar, categoria ouro. Já o cabo Niles recebeu a Medalha Mérito de Segurança contra Incêndio e a Medalha por Tempo de Serviço, categoria bronze.
0510 Campos Novos 3Por fim, foi feita a inauguração do novo quartel. Após 22 anos instalada na cidade, a corporação passa a ter estrutura própria. O novo quartel foi construído com uma verba de R$ 1.046.932,7, sendo que a Prefeitura de Campos Novos repassou R$ 500.000,00 para a construção e o restante do valor foi pago com recurso do convênio entre Prefeitura de Campos Novos e o CBMSC, por meio das taxas do serviço de segurança contra incêndio e também com a contribuição facultativa da população camponovense.
Quartel. Fonte Jornal O Celeiro
                                                                                                                                                                       (Fonte: jornal O Celeiro)
As novas dependências do CBMSC possuem 845,76m² e contemplam em sua estrutura:
- Salas para as seções administrativas;
- Sala de aula;
- Academia;
- Alojamento masculino e feminino para as guarnições do CBMSC e SAMU;
- Cozinha;
- Sala de estar;
- Sala do SAMU;
- Sala de Assepsia.
No mesmo ato foram inauguradas as galerias de veteranos, como reconhecimento aos bombeiros militares que deixaram as fileiras da corporação no município de Campos Novos e a galeria de ex comandantes com todos os comandantes que comandaram o CBMSC em Campos Novos nos últimos 22 anos.

Texto: 1º Tenente Francisco Clemente Scharf Filho
Imagens: bombeiro comunitário Fábio Machado