CBMSC promove Oficiais e Praças em solenidade na Capital

Cerimônia militar nesta terça-feira (11/08) em Florianópolis marcou a entrega de novas divisas e insígnias a integrantes do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC). Ao todo foram promovidos no evento realizado em conjunto com a Polícia Militar, no Centro de Ensino policial, 10 Oficiais e 26 Praças Bombeiro Militar.

As promoções têm caráter de reconhecimento à dedicação dos promovidos no desempenho das atividades desde seu ingresso na Corporação. O Coronel BM Onir Mocellin, Comandante-Geral do CBMSC, destacou a consideração da instituição para com seus integrantes externada nos atos de promoção.

“É o momento de lembramos a importância dos homens e mulheres sob a farda, que diariamente labutam para garantir segurança e oferecer cada vez melhores serviços para aqueles que vivem ou visitam nosso Estado”, disse. O Comandante-Geral lembrou que além da nova etapa na carreira, os promovidos também passarão a ter novas responsabilidades e atribuições. “Quanto maior o posto ou graduação, maior a necessidade de nos tornarmos exemplos positivos”, finalizou.

Israel da Silva Francisco, promovido na data à Cabo BM por Ato de Bravura, celebrou a promoção de maneira especial. “Este momento realmente nos marca, demonstra o reconhecimento da Corporação para com aqueles que se comprometem no dia a dia com a missão institucional”. O militar foi promovido em razão de atendimento a ocorrência no ano de 2014, quando resgatou de forma destacada vítima de queda e choque elétrico na cidade de Tubarão, onde está lotado.

O vice-governador Eduardo Pinho Moreira, que prestigiou a solenidade acompanhado do Secretário de Segurança Pública César Augusto Grubba entre outras autoridades, destacou a condição de Santa Catarina frente ao cenário econômico atual e a importância dos militares para que o Estado persista como referência para o restante do país.

“Sempre citamos (referido-se ao governador Raimundo Colombo) o trabalho realizado por profissionais militares de ambas as Corporações, bombeiros e policiais, como de vital contribuição para que o Estado se tornasse o que é hoje”, garantiu Pinho Moreira em seu discurso em homenagem aos formandos.

Após os atos de Promoção, Oficiais e Praças promovidos participaram do tradicional batismo (banho de mangueira) – que simbolizou a conclusão de mais uma etapa em suas carreiras e o término da cerimônia.

Entenda

As promoções, no âmbito do CBMSC, são realizadas anualmente em quatro datas específicas: 31 de janeiro, 13 de junho, 11 de agosto e 25 de novembro. Nestas solenidades, respeitando-se a existência prévia de vagas, ascendem hierarquicamente Oficiais e Praças que cumprem determinados critérios de seleção. Conheça-os:

Antiguidade: Baseia-se na precedência hierárquica de um Bombeiro Militar sobre os demais de igual posto ou graduação, dentro de um mesmo quadro ou qualificação.

Merecimento: Promoção baseada no conjunto e qualidades que distinguem o valor do Bombeiro Militar entre seus pares, avaliados no decurso da carreira e no desempenho de cargos, comissões, funções, em particular no posto ou graduação que ocupa, ao ser relacionado e indicado para a promoção.

Bravura: Resultante de ato ou atos não comuns de coragem e audácia, que ultrapassando os limites normais do cumprimento do dever, representam feitos indispensáveis ou úteis às operações bombeiro militar pelos resultados alcançados ou pelo exemplo positivo deles emanados. Independe de existência de vaga e poderá ocorrer “post mortem”.

Post Mortem: Em reconhecimento e homenagem ao militar que tiver falecido em decorrência de ferimento que tenha sua causa e efeito relacionadas com o exercício da atividade operacional, não caracterizada com ato de bravura.

Ressarcimento de preterição: Em casos extraordinários, quando o militar acaba promovido em momento posterior ao devido e, no entanto, tem seu direito assegurado de forma que é levado ao local devido no quadro hierárquico, segundo os princípios de antiguidade e merecimento, como se houvesse sido promovido na época devida pelo princípio que ora é feita sua promoção sem que haja modificação nos atos anteriores.

Veja a galeria de fotos da solenidade: clique aqui

Créditos: CCS do Cmdo-Geral /Soldado BM Felipe Rosa / Fotos: Soldado BM Tiago Moritz