CHAPECÓ RECEBE DOIS EVENTOS DE RESGATE VEICULAR ORGANIZADOS PELO CBMSC NESTA SEMANA

Entre hoje, 17, e o dia 19, acontece a 6ª edição do Rescue Days. Já entre os dias 20 e 21 acontece o Desafio Catarinense de Resgate Veicular. Os dois eventos organizados pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), o primeiro voltado para treinamento e aperfeiçoamento e o segundo é um campeonato, entre equipes que concorrem para uma vaga no desafio nacional.
17 11 rescueday1
Segundo o chefe do Estado-Maior Geral e presidente da Coordenadoria de Resgate Veicular do CBMSC, coronel Hilton de Souza Zeferino, a cada 20 minutos as equipes do CBMSC atendem um acidente de trânsito em Santa Catarina. “Um evento como este é essencial para a troca de conhecimentos, além do treinamento de todas as equipes. Quem ganha é a população que se beneficia com equipes bem treinadas, que atuarão com cada vez mais qualidade e agilidade”, destaca.

Os dados da Organização Mundial da Saúde são alarmantes: o Brasil é o 5º país com o maior número de mortes por acidentes de trânsito, com 400 mil mortes na última década, além de 20 milhões de pessoas com sequelas em decorrência disso. Além do mais, a cada 13 minutos um brasileiro morre por acidentes de carro. “Estes dados reforçam a importância e necessidade de eventos como este”, reforça o coronel.

Rescue Days
Esta é a segunda vez que Chapecó recebe este evento, que reúne bombeiros de todos os estados, além de socorristas e apaixonados pela área. As oficinas ocorrem na EFAPI. São 13 instruções que ocorrem simultaneamente, com instrutores de diversas corporações, inclusive internacionais. O evento é aberto ao público.
17 11 rescueday4
Primeiro dia de Rescue Days
A abertura do evento aconteceu na Fasul, com a apresentação para todos os participantes. Foram homenageados os apoiadores do evento, que foram indispensáveis para que, mesmo após alguns adiamentos, ele fosse possível.

A abertura foi realizada pelo Subcomandante-Geral do CBMSC, coronel Marcos Aurélio Barcelos.
17 11 rescueday

Novidades desta edição
Neste ano o diferencial apresentado pelo CBMSC são o ônibus e a carroceria, ambos modulares. Essa inovação, criada por militares de Chapecó, permite a reutilização de peças, que antes eram de difícil acesso, garantindo maior aproveitamento, tanto pelas equipes que podem treinar com maior frequência, já que é só remontar os veículos após as instruções, como para evitar o descarte de sucatas.
17 11 rescueday3
O ônibus modular, após o evento, servirá para instruções de Resgate Veicular pelos batalhões do CBMSC no estado.
17 11 rescueday5
Neste ano também terá a participação de uma equipe de Bombeiros de Medellín, na Colômbia, que acompanhará as oficinas e o Desafio Catarinense de Resgate Veicular. Eles chegarão na quinta-feira.

Transmissão dos eventos
Todas as oficinas do evento e as provas do desafio serão transmitidas pelo youtube.com/cbmscoficial.

Confira mais fotos da solenidade clicando aqui.

Texto: Melina Cauduro - Jornalista do CBMSC
Imagens: Soldado Eduardo de Souza