Com novo avião: Batalhão de Operações Aéreas completa 6 anos

CLIQUE AQUI para ver todas as fotos.

Foi celebrada nesta quinta-feira (04/02) a cerimônia que comemora os 6 anos de ativação do Batalhão de Operações Aéreas, em Florianópolis. Na mesma oportunidade foi entregue a aeronave Arcanjo-04 (avião), que compõe agora oficialmente a guarnição de socorro da unidade. Foram entregues ainda medalhas de Mérito,Tempo de Serviço, de Salvamento Aquático e homenagens aos militares e civis que colaboram com o serviço de salvamento aéreo do CBMSC.

Houve ainda a assunção de Comando de Aeronave dos pilotos Capitão BM Túlio Tartari Zanin e Capitão BM André Luis Hach Pratts. Eles concluíram as etapas de formação e certificação no fim do último ano. CLIQUE AQUI para saber mais.

Medalha de Mérito da Aviação do CBMSC

A medalha foi criada para agraciar militares, civis e instituições que prestam relevantes serviços ou apoiam a causa da aviação do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina. Ela foi entregue pela primeira vez, após a sua criação, nesta cerimônia.

O comandante da unidade, Tenente Coronel BM João Batista Cordeiro Júnior, avaliou a conquista da nova aeronave como “fruto da parceria entre o CBMSC e as Secretarias de Estado da Segurança Pública, da Saúde, e da Defesa Civil, além das pessoas que com seu empenho tornaram este sonho realidade”. Ele complementa que nestes 6 anos de ativação do Batalhão “foram 4249 ocorrências atendidas, mais de 3700 pessoas atendidas diretamente. Uma história que só pôde ser construída com aporte de recursos humanos, financeiros, além de criatividade e dedicação”.

“Esta equipe é batalhadora e motivada, sabemos hoje da necessidade do serviço aeromédico o e da importância que tem para otimizar atendimentos de alta complexidade como afogamentos em grau elevado, acidentes de trânsito, translado de pacientes, de órgãos, de equipes de socorro. Parabéns e continuem vibrando!”, afirmou na ocasião o Comandante-Geral do CBMSC, Coronel BM Onir Mocellin.

O secretário de Estado da Defesa Civil, Milton Hobus, acredita na cooperação dos órgãos do Poder Executivo, que deve haver sensibilidade para elencar as prioridades e investir em ações diretas aos catarinenses. Neste sentido, ele anunciou o aporte de R$ 278.000,00, oriundos da Defesa Civil Estadual, para equipar o novo avião e viabilizar os atendimentos.

Também prestigiaram a cerimônia o secretário adjunto da Segurança Pública, Aldo Pinheiro D'Ávila; o secretário adjunto da Saúde, Murilo Capela; o diretor do Instituto Geral de Perícias, Miguel Acir Colzani; o promotor de justiça João Carlos Teixeira Joaquim; o Subcomandante-Geral do CBMSC, Coronel BM Flávio Rogério Pereira Graff; o Chefe de Estado-Maior do CBMSC, Coronel BM Edupércio Pratts; o diretor de polícia da Grande Florianópolis, Juarez de Souza Medeiros; o diretor municipal de Defesa Civil, Coronel BM RR José Cordeiro Neto; o Capelão dos Militares Estaduais, Tenente-Coronel PM RR Valdemar Groh; autoridades civis e militares, convidados, amigos e familiares.

A Banda de Música da Base Aérea de Florianópolis (BAFL) participou da comemoração, abrilhantando a ocasião.

Créditos: CCS do CBMSC / Soldado BM Maria Gabriela / Fotos: Soldado BM Jackson Jacques