PESQUISAR

Coronel Charles Alexandre Vieira completa 6 meses no Comando-Geral

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

 

Confira o balanço de ações dos seis primeiros meses de comando nas diversas áreas.

Operação Alerta Vermelho:
Mais de 100 mil ações de prevenção. Em 7 dias foram mais de 12 mil locais visitados, cerca de 43 mil pessoas orientadas, além de 21 mil folders distribuídos. O CBMSC contou com 26 mil pessoas em palestras e mais de 100 visitas em quartéis de todo o estado.

Cães:
De junho até dezembro novos 04 filhotes foram inseridos para treinamento no CBMSC e o cão Marley, agora certificado, passa a ser um cão ativo de buscas, junto o soldado Valdeley.
Os cães agora contam com um espaço para descanso, com o lançamento do canil de trânsito no Centro de Ensino Bombeiro Militar. Além disso, a corporação realizou neste ano uma parceria inédita com a Confederação Brasileira de Cinofilia.

Ações para a comunidade:
Bombeiros militares e comunitários se reuniram para uma ação de doação de sangue em todo o estado e tivemos também a campanha do agasalho, que arrecadou mais de meia tonelada de doações.

Inovação:
Junto com o aniversário da corporação foi lançado o aplicativo inédito para atendimento da comunidade surda, o SOSurdo.
Também foi realizada uma parceria com o Instituto do Meio Ambiente para a ampliação do aplicativo Praia Segura, que agora realiza a indicação da balneabilidade das praias.

Concurso:
Neste período foi possível chamar 292 candidatos que estavam aptos do último concurso realizado, assim o CBMSC conta com uma turma de novos Alunos Soldados que iniciaram em novembro de 2019 e a próxima que iniciará em março de 2020.
Além disso, foi conquistada a autorização de um novo certame, para o curso de formação de oficiais, que já possui tramites em andamento.

Projetos sociais:
Entendendo a importância das ações para a corporação, o Comandante-Geral conquistou o ressarcimento para Bombeiros Comunitários, por meio da regulamentação da lei 17.292 de 2017, que dispõe sobre a prestação de serviço voluntário nas atividades de atendimento pré-hospitalar, combate a incêndio e busca e salvamento, em apoio ao CBMSC.

Nesses 06 meses de comando, 3.066 pessoas foram formadas nos projetos sociais, o Projeto Golfinho agora foi estadualizado e conta com 114 novos instrutores, em todas as regiões e ainda foi realizada a padronização do Projeto Bombeiro Mirim, que conta com uma parceria com a Secretaria de Estado da Educação para implementação em todas as escolas estaduais.

Recurso para operação veraneio:
A Operação Veraneio 2019/2020 tem um aporte de mais de R$ 17 milhões, investidos para o ressarcimento dos guarda-vidas civis e também para a compra de equipamentos, esse incremento não era conseguido desde o ano de 2013.

Com a conquista de R$ 750 mil, agregada pelo governador foi possível que a abertura de todos os postos de guarda-vidas fosse realizada antecipadamente, com isto, desde o dia 23 de novembro todos estão operando, enquanto a previsão era apenas na alta temporada, que inicia no dia 15 de dezembro.
A inovação desta operação é a sinalização de locais de risco, mapeada em todo o estado, com suporte da Coordenadoria de Assuntos Aquáticos, em que foram analisados pontos críticos de afogamentos.  

Ações inovadoras entre junho e dezembro:

- Pela primeira vez o Comando-Geral do CBMSC recebeu o presidente da Associação dos Bombeiros Voluntários de SC;
- pela primeira vez o Curso de Intervenções em Áreas Deslizadas teve participantes internacionais, com bombeiros argentinos, da Província de Misiones;
- o CBMSC promoveu a primeira mulher por ato de bravura no Brasil;
- o município de Itá teve a instalação de quartel do CBMSC;
- apresentação do projeto do “Centro de Inovação em Salvamento Veicular e Saúde” em Brasília e também na Áustria;
- formatura dos músicos da banda e primeira apresentação oficial;
- início do Curso de Formação de Soldados;
- visita do General de Brigada, Ricardo Miranda do Exército Brasileiro ao Comando-Geral;
- Governador cede terreno no Sapiens Parque, em Florianópolis, para instalação do Laboratório de Ciências do Fogo;
- recepção de comitiva italiana, do projeto “Una rosa per Anita”;
- participação do Corpo de Bombeiros Militar, Comandante-Geral e Oficiais para a  Reforma da previdência dos militares, em Brasília;
- Curso de Comando e Estado Maior, que estava inviabilizado e foi realizado para proporcionar fluxo na carreira dos Oficiais, em parceria com a UDESC.

 

Informações para a imprensa:
Melina Cauduro – Jornalista
Fotos: Divulgação/CBMSC
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 9 8843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193