Curso de Formação de Cinotécnicos é realizado no 14° Batalhão

Um grupo formado por 35 Bombeiros Militares, Policiais Militares e Policiais Civis concluiu o curso de Cinotecnia do CBMSC, realizado no Centro de Referência em Desastres Urbanos, em Xanxerê, sede do 14º BBM. Durante duas semanas os profissionais de Segurança Pública vindos de oito Estados diferentes do país (Amapá, Tocantins, Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul) se dedicaram exclusivamente às aulas e treinamentos práticos em período integral, com instruções noturnas e em ambientes urbanos e rurais.

Com uma equipe de instrutores composta por Bombeiros Militares de quatro batalhões do Estado (2º Batalhão - Curitibanos, 7º Batalhão - Itajaí, 12º Batalhão – São Miguel do Oeste e 14º Batalhão - Xanxerê), o curso envolveu conhecimentos de busca, resgate e salvamento com cães, comportamento canino, busca e resgate em estruturas colapsadas, busca em ambientes aquáticos, busca por restos mortais, em deslizamentos e muitas outras aplicações dos cães em buscas.

O 1° Tenente BM Clemente Stahelin Michels, comandante da 1ª/14º BBM e instrutor de uma das disciplinas, comenta que é “desafiador e ao mesmo tempo recompensador o fato de receber alunos de tantas instituições diferentes. É uma satisfação enorme perceber o reconhecimento deste trabalho pelo grande número de interessados no curso”.

Durante o decorrer do curso os alunos puderam participar ativamente de uma ocorrência real na área do quartel do município de Palmitos, na qual observaram a atuação de binômios formados (dupla de homem e cão), e atuaram de maneira suplementar nas equipes de busca. A qualificação obtida nesta formação é extremamente valorizada pelos alunos, como descreve o Sargento Alderico, vindo do Estado do Tocantins: “Nestes 16 dias que estivemos aqui, só tivemos bons momentos e a nossa admiração pelo serviço de Bombeiros só aumenta”.

O serviço de Busca, Resgate e Salvamento com Cães já existe há 13 anos na corporação e se tornou um expoente na atividade em nível nacional, atraindo cada vez mais o interesse e respeito de outras corporações.

Créditos: Major BM Walter Parizotto - Coordenador do Serviço de Cães do CBMSC