Diretoria de Ensino intensifica padronização dos Testes de Aptidão Física (TAF)

Bombeiros Militares com graduação na área de Educação Física envolvidos com a aplicação dos Testes de Aptidão Física (TAF) do CBMSC estiveram reunidos na quinta-feira (09/07) em Florianópolis. A mobilização organizada pela Diretoria de Ensino (DE) através da Divisão de Educação Física (DiEF) teve como objetivo implementar um novo ciclo no processo de padronização da aplicação dos testes físicos realizados em todo o Estado para a promoção de oficiais e praças.

Além de debater e revisar o regramento para realização do TAF (conforme o Manual de Educação Física - Portaria 461/CBMSC/2014 e a legislação estadual pertinente), os participantes receberam instruções técnicas sobre o gerenciamento dos testes físicos como requisito para a promoção de bombeiros militares.

O treinamento teórico foi complementado com atividades práticas, nas quais os bombeiros com formação na área de Educação Física simularam a aplicação do TAF sob avaliação dos membros da Comissão de Avaliação Física do CBMSC.

A intensificação do processo de padronização do TAF pela DE busca desenvolver uma forma cada vez mais justa e adequada de avaliação da capacidade física e laboral dos bombeiros militares, de acordo com o Diretor de Ensino do CBMSC, Coronel BM Edupércio Pratts.

O Capitão BM Luiz Gustavo dos Anjos, chefe da DiEF, acredita que a iniciativa irá colaborar com o fomento da prática de atividades físicas regulares por parte do efetivo. “A troca de informações e o respaldo oferecido aos bombeiros militares envolvidos no encontro técnico será fundamental para aumentar a confiança de tais profissionais no incendivo e fiscalização da capacidade física da tropa”, completa.

Espera-se que tais encontros ocorram semestralmente, de forma a aperfeiçoar, ainda mais, a aplicação dos testes de físicos em destaque, bem como, utilizar-se das experiências dos avaliadores do teste em tela para criarem-se políticas institucionais regionalizadas de incentivo à prática de exercícios físicos no CBMSC.

Créditos: Cel BM Edupércio Pratts / Cap BM Luiz Gustavo dos Anjos