DE participa de 1º Colóquio sobre EaD na UDESC

Muitas vezes, a ausência de reflexão e conhecimentos especializados sobre as diversas áreas dificulta as inovações necessárias para a sociedade. Por isso, a Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) realizou 1º Colóquio Diálogos sobre Educação a Distância, com o tema "Políticas Públicas e Práticas na Sociedade do Século XXI”, no dia 26 de outubro de 2016, no Teatro Pedro Ivo, com o objetivo de elaborar um documento com o resumo dos debates para encaminhá-lo ao Congresso Nacional e ao Governo Federal.

O evento contou com a participação de diversos palestrantes renomados do Brasil na área da Educação a Distância, e a Diretoria de Ensino do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) teve a oportunidade de apresentar suas práticas em EaD, tendo como Palestrante o Capitão BM Anderson Medeiros Sarte.

A Educação a Distância torna-se imprescindível nos dias atuais, pois nos deparamos constantemente com inovações tecnológicas que podem contribuir para as práticas pedagógicas no processo de ensino e aprendizagem. Desta forma, os diálogos estabelecidos entre os participantes deste evento (gestores, professores e técnicos da UDESC e representantes de instituições parceiras, como Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Polícia Militar de Santa Catarina - PMSC, Bombeiros Militares de Santa Catarina - CBMSC e Instituto Nacional de Propriedade Intelectual - INPI), a partir das diferentes formas de comunicação, serão caminhos para construção de reflexões e debates sobre a implementação de novas políticas públicas para a EAD no Brasil.

Sabe-se que toda a mudança precisa de tempo, traz desafios, mas antes de tudo, é preciso começar. Sendo assim, a execução do 1° Ciclo de Instrução de Manutenção em EAD: Salvamento Aquático e Coordenação de Praia, com todo o efetivo do Litoral (mais de 1000 alunos inscritos), têm mostrado o quanto a construção do conhecimento de forma colaborativa e democrática, interligando as mais distintas realidades do Salvamento Aquático em nosso Estado, potencializa nossa capacidade de resposta frente às dificuldades que encontramos na operacionalização diária da nossa missão institucional.

Espera-se que através de uma Educação a Distância mais colaborativa e em rede, juntamente com as mudanças nas práticas pedagógicas, somadas às tecnologias da informação, possamos melhorar a construção do conhecimento Bombeiro Militar.

Créditos: Capitão BM Anderson Medeiros Sarte e Graziela Raupp / Coordenadora Pedagógica DE - EAD - CBMSC.