Encerramento do Curso de Noções Básicas de Manutenção - CNBMnt

No dia de hoje, 22, ocorreu a solenidade de encerramento do Curso de Noções Básicas de Manutenção (CNBMnt) no Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina em Florianópolis (CBMSC).
O curso foi realizado no auditório do Departamento de Engenharia de Produção e laboratórios do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
2210 Florianópolis O Curso de Noções Básicas de Manutenção - CNBMnt é uma parceria realizada entre o CBMSC e a UFSC, através do Departamento de Engenharia Mecânica e Centro Tecnológico, proporcionando aos alunos da corporação o aprendizado e atualização de conhecimentos na área específica de mecânica de veículos e equipamentos motomecanizados.

No total, 18 militares do CEBM, AISA, DLF e diversos batalhões do CBMSC concluíram o curso, que teve instruções teóricas e práticas sobre manutenção de veículos, sistemas veiculares, componentes eletrônicos, gestão de manutenção produtiva total (TPM), montagem e desmontagem de motores a combustão interna, funcionamento e regulagem de motores, entre outros.
Estiveram presentes na solenidade, o tenente-coronel Jesiel Maycon Alves - Subdiretor de Instrução e Ensino, o major Samuel Ambroso - Chefe da Divisão de Logística da Diretoria de Logística e Finanças do CBMSC, o professor Sergio Peters - Vice Diretor do Centro Tecnológico (CTC), 2° tenente Marco Aurélio Timmermann - Subchefe da Seção de Atividades Técnicas do 10° Batalhão de Bombeiros Militar , o professor Heitor Azuma Kagueiama - professor do CNBMnt, o professor Gilson Nunes Maia - professor do CNBMnt, o Professor Rodrigo Bastos Fernandes - professor e coordenador do CNBMnt.
2210 Florianópolis 1Na ocasião, os alunos participantes elogiaram e deram suas contribuições para que os próximos cursos sejam ainda melhores. Os instrutores também proferiram agradecimentos aos alunos, que a partir de hoje, são difusores dos aprendizados e conhecimentos adquiridos durante o curso, e terão o compromisso de repassar para os seus colegas as informações recebidas e colocar em prática as mesmas na fiscalização dos contratos administrativos entre o CBMSC e as oficinas mecânicas contratadas.
Os alunos receberam os certificados de conclusão do curso das autoridades presentes. Os três alunos que foram destaques do curso, receberam uma atenção especial, pela contribuição e participação no curso. Da mesma forma, os professores foram agraciados com os certificados de agradecimento pela contribuição ofertada aos alunos. Os idealizadores do curso também foram agraciados com um mimo da UFSC, em agradecimento ao início desta parceria entre as instituições. Entre os mimos, foi entregue ao CBMSC dois livros que contam a história do curso de engenharia mecânica da UFSC.

2210 Florianópolis 2Sendo assim, o CBMSC agradece novamente pela oportunidade de poder contar com a contribuição de renomados professores da área de engenharia mecânica e que esta parceria continue a crescer e oportunizar novas áreas de estudo para ambas as instituições, visando a melhoria dos processos de controle gerencial da manutenção de veículos e equipamentos motomecanizados.
“Trabalhe com dedicação, dê o seu melhor todos os dias e faça do sucesso uma consequência do seu esforço” - Autor desconhecido.

Texto: Capitão Rodrigues
Imagens: Bruno Diassi e Guilherme Mattos