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FT se reúne para definição de novas diretrizes

 

 

Na manhã desta segunda-feira (10/10), uma nova coordenadoria de Força-Tarefa (FT) reuniu-se na grande Florianópolis. O encontro foi realizado para esclarecer a nova forma de trabalho para as coordenadorias e para a própria Força-Tarefa do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina.

 

A reunião teve início na cidade de São José, sede do 10º Batalhão de Bombeiros Militar de Santa Catarina e discutiu a nova forma de representação da FT, que será através de áreas de atuação, representadas por coordenadorias. As coordenadorias existentes são de Incêndio Florestal, Busca e Resgate em Inundações e Enxurradas, Busca e Regaste em Estruturas Colapsadas e Intervenções em Áreas deslizadas.

 

Dentre o assuntos tratados, foram abordados temas como a revisão e edição da Diretriz de Procedimento Operacional Padrão (DtzPop), especificando a prioridade de atuação da FT nos desastres (ação de socorro), a diminuição do número de integrantes das FT dos Batalhões, confecção de brevê e os treinamentos obrigatórios anuais. Ainda, foram tratadas as formas de certificações/avaliações das FT para atuação em desastres, como forma de preparação para a certificação de uma equipe de Busca e Salvamento Urbano (Urban Search and Rescue – USAR) do Grupo Consultivo Internacional de Busca e Salvamento (International Search and Rescue Advisory Group – INSARAG) das Nações Unidas.

 

No período vespertino, foi realizada reunião no Comando-Geral da corporação com a presença do Comandante-Geral e Subcomandante Geral. O encontro contou também com a presença de integrantes da Diretoria de Logística e Finanças (DLF), Divisão de Tecnologia da Informação (DiTI) e Centro de Comunicação Social (CCS).

 

Ademais, foram discorridos os seguintes temas: operacionalização dos integrantes dessas estruturas concomitante a mobilização da FT; mobilização da FT e deslocamento do Auto Posto de Comando (APC) no pré-impacto do desastre mediante alertas da Secretaria de Estado da Defesa Civil; viabilidade da preparação de uma viatura da DiTI para deslocamento rápido em casos da iminência do evento extremo.

 

Por fim, conforme o presidente da coordenadoria da Força Tarefa, “a intenção da revisão e edição da diretriz é potencializar as ações da Força Tarefa, mediante participação das áreas afins com o intuito de otimizar suas ações antes, durante e após o impacto. Além disso, o novo grupo de trabalho pretende alinhar-se com os padrões mínimos das Nações Unidas para tornar o CBMSC uma equipe USAR da INSARAG com possibilidade de atuação na demais regiões do país e exterior” relata o Major BM Parizotto.

 

Entenda a Força-Tarefa do CBMSC

 

A força-tarefa do CBMSC foi criada em 2011 para a pronta resposta especializada em eventos críticos (desastres naturais extremos, incêndios florestais, etc). Ela é formada por grupos de pelo menos de 12 Bombeiros Militares, descentralizados nos diferentes batalhões no Estado, especialmente capacitados e dotados de recursos materiais específicos para a utilização em situações de deslizamentos, estruturas colapsadas, enchentes e inundações, incêndios florestais entre outros desastres.

 

Quando ocorre um evento adverso de grande proporção, equipes de Força-Tarefa de cidades menos afetadas seguem para as regiões críticas e atuam em apoio às guarnições locais. Como são auto-sustentáveis (possuem equipamentos, alimentação, alojamento e outros recursos próprios), as FT figuram como reforço real para a resposta a estes episódios.

 

Cada grupo de Força-Tarefa possui viaturas 4x4, embarcações e equipamentos específicos para atuação nas mais diferentes situações. Para este tipo de operação o CBMSC emprega um ônibus (Auto Posto de Comando 01) dotado de sistemas de comunicação via satélite e integração com os sistemas de informação e processamento de ocorrências da Corporação que pode ser deslocado para qualquer região do Estado e proporcionar condições adequadas para a gestão de grandes ocorrências.

 

A esta estrutura soma-se ainda o helicóptero Arcanjo-03 e a aeronave Arcanjo-02, empregados no transporte aeromédico e de tropa e avaliação de áreas atingidas.

 

 

Créditos: Aspirante-a-Oficial BM Rubens José Babel Junior / Secretário da Coordenadoria da Força Tarefa

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