PESQUISAR

NATAL COM CÃES E PACIENTES DA NEUROFUNCIONAL NO QUARTEL DE CHAPECÓ

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) em Chapecó e a Clínica Escola de Fisioterapia da Unochapecó realizaram uma programação para celebrar o natal com seus pacientes e familiares.
2012 Natal Cães 4
O evento, no dia 09/12, foi realizado no pátio do quartel do CBMSC em Chapecó e contou com a presença dos cães que participam na Cinoterapia, Bombeiros Militares, professores, alunos da Unochapecó e, claro, do Papai Noel que chegou no caminhão de bombeiros para a alegria das crianças.
2012 Natal Cães 6
A parceria entre o CBMSC e a clínica escola possibilitou o início de um programa de intervenções assistidas por cães em Chapecó. A Cinoterapia apresenta benefícios psicológicos, pedagógicos e motores. Através do contato direto com os animais nas atividades e brincadeiras, as crianças desenvolvem o lado afetivo; podendo desenvolver atividades motoras, estimulando o interesse e a satisfação da criança em aceitar o tratamento. As atividades estão sendo realizadas com crianças com autismo, paralisia cerebral e síndrome de down.
2012 Natal Cães 5
“Não é qualquer cão que pode participar de um projeto como este, já que exige paciência e tranquilidade do animal. É preciso que ele passe por alguns testes e até cursos. Por isso, no CBMSC é uma regra que os cães sejam certificados, já que na prova de certificação são cobradas técnicas de obediência e destreza”, explica o presidente da coordenadoria de Busca, Resgate e Salvamento com cães, tenente-coronel Walter Parizotto.

A terapia assistida por cães (TAC) é um dos braços das intervenções assistidas por animais (IAA), que também englobam atividades assistidas por animais e a educação assistida por animais. No caso do CBMSC, restringe-se, exclusivamente, a cães. Foi iniciada em 2004, na APAE de Xanxerê, e já foi realizada em São Miguel do Oeste, Maravilha, Xanxerê, Itajaí, Tijucas e São José.

A supervisora de estágio em fisioterapia neurofuncional, Michele Cristina Minozzo dos Anjos, comenta sobre a parceria: “Estamos muito felizes com essa parceria. Em colaborar no desenvolvimento dessas crianças e famílias muito especiais”.
2012 Natal Cães 3
“Nós amamos. Nossa foi maravilhoso, super interessante, você ver seu filho com paralisia interagindo com a Malu, não tem como você não gostar. O Davi estava calmo, tranquilo, passando as mãozinhas na Malu. Foi emocionante, pois achamos que ele ficaria assustado. Agradecemos ao pessoal do Corpo de Bombeiros Militar, a professora Micheli e suas alunas.”, relataram os pais do Davi, Grazi e Dyeison.
2012 Natal Cães 2
Os programas de TAC estavam interrompidos devido à Pandemia da COVID-19, porém, com o aumento das taxas de vacinação e flexibilização dos protocolos sanitários, surge a oportunidade para que o CBMSC possa voltar a trazer este serviço à sociedade catarinense, sempre respeitando as medidas de segurança necessárias.


Créditos:
Texto: sargento Ewerton Luiz Oliveira
Imagens: Divulgação CBMSC/Chapecó
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193