Operação Veraneio: conferência para avaliação

Na tarde desta segunda-feira (18/01) foi realizada no Comando-Geral a reunião de acompanhamento e avaliação da Operação Veraneio 2015/2016, cuja pré-temporada teve início no dia 1° de Outubro de 2015.

Com a presença do Comandante-Geral do CBMSC, Coronel BM Onir Mocellin, e de oficiais de todos os batalhões envolvidos com a ação, foram verificadas as estatísticas e índices da ação até o momento, socializando boas práticas e pontuando os quesitos a serem melhorados em cada unidade. Além das questões operacionais, foram discutidas também as prioridades logísticas da Operação.

O Comandante da Operação, que responde atualmente pelo Subcomando-Geral do CBMSC, Coronel BM Edupércio Pratts, explica que esta é a maior operação de segurança do Governo do Estado, envolvendo a Secretaria de Estado da Segurança Pública e todos os órgãos subordinados, Secretaria de Estado da Saúde, Secretaria de Estado de Turismo Cultura e Esporte (SOL), Prefeituras e parceiros. “Prevenir, intervir, salvar e avaliar constantemente são palavras de ordem para a melhoria contínua do serviço à comunidade”, avaliou o oficial na ocasião da reunião.

Nesta temporada o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) contará com um reforço de 300 Guarda-Vidas Militares e 1362 Guarda-Vidas Civis em 337 postos. Serão 175 balneários protegidos entre praias (560 km de litoral: de Itapoá a Passo de Torres, 280 km de faixa de areia monitorada), represas, estâncias hidrominerais e rios (37 cidades). São utilizadas 53 embarcações, 43 motonáutica, 48 quadriciclos, 2 aviões e 2 helicópteros.

A pré-temporada teve início em 1° de outubro, até 20 de dezembro 2015. Neste período os postos são ocupados gradativamente, com seu ápice (alta temporada) no período de dezembro a março. Após, ocorre a desmobilização gradativa dos postos.

Também é realizado em diversas praias o Projeto Golfinho: que ensina as crianças e adolescentes sobre os eventuais riscos oferecidos pelo mar, orientando quanto a utilização segura das praias.

Créditos: CCS do CBMSC