PESQUISAR

Palestra sobre prevenção ao suicídio e atendimento a emergências

 

O mês de setembro está chegando e é marcado por um alerta importante: a prevenção ao suicídio.

Dados da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) mostram que no Brasil cerca de 800 mil pessoas morrem por suicídio todos os anos e, conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 96% dos casos de suicídio estão relacionados a transtornos mentais, depressão, transtorno bipolar e/ou abuso de substâncias.

 

1808 Pamplona

 

Ontem, 17, o tenente Fillipi Thiago Pamplona ministrou às guarnições e efetivo do 7º Batalhão de Bombeiros Militar (7ºBBM), em itajaí, uma Palestra de Prevenção ao Suicídio e Atendimento a Emergências, ensinando como as abordagens devem ser humanizadas e respeitosas, entendendo a mente do tentante e mantendo a segurança dos bombeiros e vítima.

"É fundamental que o CBMSC evolua sua técnica de abordagem a tentativas de suicídio para uma ação baseada no diálogo e que não gere novos traumas ao tentante. Não há mais espaço para distrair e agarrar. Nosso objetivo é que a pessoa desista voluntariamente de tirar a própria vida, percebendo que há motivos para continuar vivendo,” enfatiza, o tenente Pamplona.

 

1808 Pamplona 1

 

Se você tem pensamentos suicidas, procure alguém para conversar sobre o assunto. Procure ajuda!

Outro importante aliado é o Centro de Valorização da Vida (CVV), que oferece apoio emocional gratuitamente, de forma voluntária, 24 horas por dia, por telefone 188, e-mail ou chat pelo site da instituição.

 

1808 Pamplona 2

 

Se você perceber que alguém está passando por uma crise, ofereça ajuda!

A major Priscila Casagrande, Subcomandante do 7ºBBM, agradeceu a presença de todos e o empenho do tenente Pamplona em tirar esse dia e compartilhar seus conhecimentos que serão muito bem aproveitados no atendimento às emergências pelos bombeiros do 7ºBBM. Ainda, a major Priscila indicou que em breve será disponibilizado para consulta o novo protocolo do CBMSC para atendimento a esse tipo de emergências.

 

Créditos:
Texto: Julia de Oliveira
Imagens: Divulgação CBMSC/Itajaí
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193