PESQUISAR

PREVISÃO DE TEMPORAIS EXIGE CUIDADOS EM SITUAÇÕES DE RISCO

Devido a previsão de enxurrada e temporais intensos para este próximo final de semana, após a onda de calor extremo que atingiu o estado, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) orienta sobre os cuidados que devem ser tomados em possíveis situações de risco.

01 28 enchente 1

Ao perceber a possibilidade de alagamento na residência, desligue o quadro de luz e tire os eletrodomésticos da tomada. Separe remédios, roupas e itens essenciais básicos junto a água potável e alimentos.

Procure um local seguro para se abrigar, como banheiros de alvenaria. Permaneça longe de janelas e vidros, árvores, postes de energia e placas que podem ser arremessadas. Se estiver na praia, jamais fique dentro d’água.

01 28 enchente 2

Em casas com moradores em situação de vulnerabilidade, como crianças e idosos, é imprescindível que ao primeiro sinal de alagamento, estas pessoas sejam levadas com prioridade para algum abrigo.

Após as inundações, só saia da sua casa em caso de necessidade até que a situação se normalize no seu município.

01 28 enchente 3

Nos casos de destelhamentos, evite subir em móveis ou em locais improvisados para a colocação de lonas de proteção, já que há o risco de acidentes, prefira escadas ou peça ajuda.

Dicas primordiais para lidar com possíveis enchentes:

  • Não caminhe nas áreas alagadas. Há um grande risco de choques elétricos, quedas ou arrastamento pela força da água. Sem contar que, em uma enxurrada, a chuva lava a cidade inteira e esta água estará contaminada. Você pode acabar contraindo alguma doença;
  • Não transite nas regiões com acúmulo de água nem ultrapasse pontes e pontilhões submersos. Cuidado com crianças próximas a rios e ribeirões;
  • Olhar atento nas possibilidades de movimentação do solo, como rachaduras ou possível ameaça de quedas de muros e árvores. Cuidado também aos sinais como a formação de correntezas em morros e rochas caindo, ou na inclinação de postes e árvores;
  • Procure cuidar dos seus e se manter em segurança;
  • Se você sentir e/ou avistar alguma situação parecida com esta, saia do local de risco imediatamente e acione o CBMSC pelo telefone de emergência 193.

 

Créditos:
Texto: estagiária Juliana Ferrari
Imagens: Divulgação CBMSC
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193