PESQUISAR

PROJETO GOLFINHO AGORA ESTÁ DISPONÍVEL POR TODO O ESTADO

O Projeto Golfinho é um programa do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) que visa formar as crianças para a prevenção de acidentes em ambientes aquáticos. A novidade para a temporada de verão 2021/22 é que a partir de agora ele está disponível por todo o estado.

02 02 projeto golfinho 1

Criado em 1998, o projeto é gratuito para crianças de 7 a 11 anos de idade e tem duração total de 10h. Ele acontece durante o ano inteiro em cidades do interior do estado e, para prevenção em praias, durante a Operação Veraneio, geralmente entre dezembro e março.

2112 projeto golfinho gaspar 1

Por meio de brincadeiras e jogos coletivos, os pequenos aprendem sobre os cuidados com o mar, piscinas, lagos e rios. Como, por exemplo, quais os locais mais adequados para tomar banho, o que significam as cores das bandeiras na beira da praia e como podem proceder em caso de algum incidente ou afogamento nas piscinas.

2112 projeto golfinho gaspar 4

Ao orientar os golfinhos, como são chamadas as crianças formadas no projeto, o CBMSC promove a conscientização coletiva e a cidadania ao entender que cada criança que adquire um conhecimento, compartilha-o entre familiares e amigos, o que gera um impacto grande no comportamento da comunidade na interação com a água. Como diz o lema ensinado nas instruções: “água no umbigo, sinal de perigo!”.

02 02 projeto golfinho 3

Para inscrever uma criança no Projeto Golfinho é necessário a presença de um responsável. Cada golfinho recebe um certificado de formação ao final. Procure um posto de guarda-vidas ou um quartel na sua cidade e saiba a programação do projeto. Até agora, nesta temporada, já foram formados 3255 novos golfinhos.

02 02 projeto golfinho 4

 

Créditos:
Texto: estagiária Juliana Ferrari
Imagens: Divulgação CBMSC/Campos Novos
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193