Salvamento por telefone motiva homenagem a bombeiro militar na Câmara de Blumenau

Centenas de ligações são efetuadas para o ramal de emergência 193 diariamente, e quem poderia imaginar que uma delas mudaria para sempre a vida do cabo Carlos Cauê Pereira e da família do outro lado da linha. Durante uma chamada no dia 13 de abril, um pai buscava ajuda para salvar a vida do seu filho, que estava engasgado com leite materno no colo da mãe. Ao perceber a gravidade daquela situação, o bombeiro militar passou 14 minutos no telefone orientando os pais com a calma necessária para realizarem a manobra que salvou a vida do bebê.

1008 Blumenau

Essa história rendeu uma homenagem do vereador Carlos Wagner (Alemão) à Central de Operações Bombeiro Militar (Cobom) na sede do Poder Legislativo de Blumenau pelos bons trabalhos prestados pelos operadores à comunidade do município. “Assim que eu soube da ligação, pensei em homenageá-los. Os bombeiros exercem um importante e essencial trabalho, e devem, sim, ser reconhecidos”, enfatizou o vereador. Por ter sido responsável pelo salvamento, o cabo Carlos foi escolhido pelo parlamentar para fazer uso da tribuna e receber uma moção de louvor em nome dos militares do Cobom. "O dever cumprido e reconhecido é motivador para seguir firme nessa missão extraordinária de salvar vidas”, comemorou o militar.

1008 Blumenau 1

O comando do 3º Batalhão de Bombeiros Militar (3ºBBM) esteve presente na sessão da Câmara de Vereadores para prestigiar esse importante momento, que reforçou a importância do serviço executado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina no município. "Uma homenagem como essa materializa a confiança que a população deposita no trabalho do CBMSC. O resultado do atendimento do cabo Carlos representa toda a nossa corporação,” exalta o Comandante da 1ª Companhia, capitão Filipe da Silva Daminelli.

O Cobom de Blumenau é o responsável por atender as ligações recebidas pelo telefone 193 na área do 3ºBBM, que também compreende os municípios de Benedito Novo, Botuverá, Brusque, Doutor Pedrinho, Gaspar, Guabiruba, Rio dos Cedros e Timbó. A maior parte das chamadas relata acidentes de trânsito, ocorrências de trauma, combate a incêndios e resgates. Até o mês de julho deste ano, os operadores da central atenderam cerca de 32 mil ligações, que geraram o despacho de mais de 8 mil ocorrências nesses municípios.

Texto: Natiele Oliveira
Imagens: Soldado Valmir Roberto Martins Júnior