PESQUISAR

Serviço de Psicologia do CBMSC realiza atendimento às equipes de apoio ao acidente de ônibus em Guaratuba-PR  

 

10022021C

Segundo a guarnição do CBMSC que atendeu a ocorrência, foram acionados para um tombamento de ônibus, com óbito. Quando chegaram no local viram uma cena impactante, visto que havia corpos de vítimas para fora, vítimas vivas fora do veículo, bastante gente dentro do veículo gritando de dor, uma cena bem caótica. Essa ocorrência se enquadra no que a DtzPAP Nr 6-CmdoG de 2016 classifica com incidente crítico.

10022021C1

Um incidente crítico é todo evento emocionalmente significativo capaz de desencadear sofrimento incomum em uma pessoa saudável e provocar mudança ou ruptura profunda no funcionamento fisiológico e/ou psicológico do indivíduo. A diretriz traz alguns exemplos: 1) morte ou lesão de bombeiro militar; 2) múltiplas vitimais fatais ou traumatizadas; 3) morte violenta de criança; 4) catástrofes naturais, entre outras.

Ao atender ocorrências desta natureza, o comando local deve, em até 24hs, comunicar o incidente ao Serviço de Psicologia por meio do formulário de Registro de Incidente Crítico (https://forms.gle/ezP5kZ4gkhzVZNeR8). O Serviço de Psicologia da corporação irá contatar os envolvidos e agendar um acolhimento no quartel com os envolvidos na ocorrência. Caso necessário, um psicólogo poderá realizar acompanhamento de forma individual posteriormente.

A guarnição de Garuva relatou que o acolhimento psicológico impactou de maneira muito positiva, pois demonstra também uma preocupação da corporação com os militares. O chefe do Serviço de Psicologia, 2º tenente Jean, destaca que os atendimentos de rotina aos incidentes críticos compõe um importante pilar da atuação em saúde mental: a prevenção.

  

Créditos:
Texto: 2º Tenente Jean Abilio Silva
Imagens: B5 do 7ºBBM
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 9 8843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193