Soldado Devilla recebe Moção de reconhecimento em Chapecó

Na última semana o soldado bombeiro militar Cassiano Devilla foi homenageado pela Câmara Municipal de Vereadores de Chapecó em reconhecimento pelo ato heroico realizado em 16 de março de 2021.

A moção foi proposta pelo vereador Cesar Antonio Valduga e aprovada por unanimidade no legislativo Chapecoense. Valduga destacou a importância do reconhecimento, uma vez que o soldado Devilla passava pelo local, e de folga atuou de forma a garantir a segurança e o atendimento rápido a vítima.

0904 moção Chapecó

A ocorrência do dia 16 de março

No final da tarde, o soldado Devilla deslocava para um compromisso familiar quando se deparou com uma ocorrência bastante complexa e diferente da rotina para a qual foi treinado.

Após ter sido assaltado, um homem perseguia o suspeito quando, ambos, entraram no terreno de uma residência em um bairro da cidade de Chapecó. Ao se deparar com a situação, vendo o desespero de algumas pessoas que presenciavam o fato, o soldado resolveu atuar. Sacou sua arma de fogo e correu atrás dos masculinos, quando ouviu tiros e entrou num beco para verificar o que havia ocorrido. No local estava a vítima atingida por dois disparos, um no braço e outro no abdômen, e com hemorragia severa. O soldado Devilla efetuou um disparo de advertência para cessar a agressão, sendo que o assaltante fugiu, e imediatamente o militar passou a efetuar os primeiros socorros na vítima.

A vítima foi encaminhada ao hospital em estado grave, e graças ao atendimento do soldado, conseguiu sobreviver. A ação foi amplamente reconhecida pela imprensa local, motivo pela qual o vereador Valduga realizou o pedido de reconhecimento para o soldado.

0904 moção Chapeco 2

Texto: 2º Sargento Ewerton Luiz de Oliveira