PESQUISAR

EQUIPE DA AERONAVE ARCANJO-01 REALIZA PARTO EMERGENCIAL

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), por meio do Batalhão de Operações Aéreas (BOA), em parceria com o Grupo de Resposta Aérea de Urgência (GRAU) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), foi acionado na tarde deste sábado, 23, para a realização de um parto emergencial, na Costa da Lagoa, em Florianópolis.

A parturiente mora com sua família na Costa da Lagoa, em um local de difícil acesso, onde só é possível alcançar por meio de trilha ou barco.

2910 BOA 2

No momento em que entrou em trabalho de parto, ela, o marido e os dois filhos mais novos começaram a fazer a trilha a pé na tentativa de chegar ao hospital o mais rápido possível. Porém, as contrações logo passaram a ser mais ritmadas, sendo preciso pedir ajuda de um vizinho para dar à luz. Desse modo, ligaram para a parteira local e para o SAMU que por sua vez fez o acionamento do Arcanjo-01, helicóptero do CBMSC.

Pelo local ser de difícil acesso, fez-se necessário o pouso do Arcanjo em uma praia, um ponto próximo do local em que a família estava, e assim chegar até a mulher de barco.

2910 BOA 1

O bebê nasceu às 17h17mim, poucos minutos antes da chegada da equipe médica que realizou os primeiros atendimentos para assegurar o bem-estar da mãe e da criança, nascida saudável.

2910 BOA

Mais tarde, uma ambulância buscou a família em um dos pontos do bairro e os encaminhou para o hospital para acompanhamento pediátrico.

Créditos:
Texto: Rodrigo Willian do Nascimento
Imagens: Divulgação CBMSC/BOA
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193