PESQUISAR

CBMSC NA OPERAÇÃO VERANEIO 21/22

Nesta temporada de Operação Veraneio 2021/2022, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) atuará por 197 dias nas praias catarinenses, o início foi no dia 09 de outubro e o final será no dia 24 de abril do próximo ano.

Como acontece anualmente, o CBMSC estrutura a Operação Veraneio da seguinte forma: pré-temporada, que iniciou no dia 09 de outubro, temporada, que inicia neste dia 18 e pós-temporada, que inicia no dia 07 de março.

20 12 operaçãoveraneio1

A presença da corporação nesta temporada será em 36 municípios, 169 balneários/estâncias, 442 postos de guarda-vidas (fixos e cadeirões). Além disso, serão 2.130 guarda-vidas civis voluntários, além de 80 guarda-vidas militares.

A preparação para esta operação veraneio trouxe 49 cursos de recertificação de guarda-vidas civis voluntários, em que 1.960 ficaram aptos para atuação, 32 cursos de formação de guarda-vidas, em que 1.280 voluntários estão aptos para atuação. Além disso, 80 guarda-vidas militares foram treinados.

20 12 operaçãoveraneio2


A área de atuação estratégica se dá na seguinte composição:

área norte, englobando os municípios do 7º e 13º batalhões de bombeiros militar (BBM), com sedes em Itajaí e Balneário Camboriú; área central 1º e 10º BBM, com sedes em Florianópolis e São José, atendendo toda a região. A área sul envolve o 4º e 8º BBM, com sedes em Criciúma e Tubarão.

Além disso, temos a operação veraneio no interior, em que estão envolvidas as cidades de Curitibanos, Blumenau, Lages, Chapecó, Rio Negrinho, Joaçaba, São Miguel do Oeste, Xanxerê e Rio do Sul.

Para o controle das informações, a corporação utiliza o sistema de Business Intelligence (BI), que auxilia na tomada de decisões e traz o panorama da Operação Veraneio a um clique.


Novidades

Neste ano, a previsão é que 10 mil crianças sejam formadas no Projeto Golfinho, sendo 4 mil no interior do estado, já que pela primeira vez o projeto será estendido, com uma prevenção de 100% do estado.

Outra novidade é a unificação dos aplicativos no CBMSC Cidadão, o novo app da corporação, disponível para os sistemas IOS e Android, em que os cidadãos podem verificar as condições das praias, endereços dos postos de guarda-vidas, disponibilidade das cadeiras anfíbias do projeto praia acessível, presença de águas-vivas, balneabilidade, além das ocorrências do CBMSC em tempo real.

0612 aplicativos3


Equipamentos à disposição

Para suporte da Operação Veraneio 21/22, o CBMSC disponibiliza viaturas, quadriciclos, botes infláveis, moto aquáticas, helicóptero, além de drones. Foram adquiridas dez viaturas, sendo que duas delas foram entregues nesta segunda-feira, 20, durante o lançamento da Operação Verão Mais Seguro, do Governo do Estado.

20 12 operaçãoveraneio3

Também foram providenciados materiais de sinalização de riscos dos locais, equipamentos individuais e de serviço, tais como: life belts, nadadeiras, uniformes, protetores solares, pranchões, stand up e paddleboard, materiais de atendimento pré-hospitalar, vinagre para uso em acidentes com águas-vivas.

20 12 operaçãoveraneio4

O investimento total desta Operação Veraneio 21/22 será de R$ 25.747.293,00, entre investimento do Governo do Estado e recursos próprios.
 

Créditos:
Texto: Melina Cauduro - Jornalista do CBMSC
Imagens: Julio Cavalheiro/Secom
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

 

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193