CORPO DE BOMBEIROS MILITAR EM GASPAR E DEFESA CIVIL REALIZAM SIMULADO DE DESLIZAMENTO EM CONJUNTO COM OS ÓRGÃO DA SEGURANÇA PÚBLICA DO MUNICÍPIO

No dia 20 de novembro, o Corpo de Bombeiros Militar em Gaspar participou de um simulado de intervenção em área de deslizamento. O ato, que faz parte do Plano de Atendimento a Emergências, ocorreu em conjunto com os órgãos de segurança pública e do município (Defesa Civil, Polícia Militar, IGP, Polícia Civil, Prefeitura Municipal e Ditran).

0112 Simulado Gaspar 01

O local escolhido para a atividade foi o bairro Gasparinho, em uma área de encosta bem característica para esse tipo de ocorrência. Foi montado um cenário prévio, visando deixá-lo o mais realista possível, utilizando-se de maquinário pesado, manequins vestidos e até material orgânico. Ainda no dia 19, a Defesa Civil emitiu alertas simulados, que foram estopim para todos os outros órgãos participantes. As equipes, que se encontravam de prontidão em suas respectivas bases, foram acionadas através dos meios de comunicação oficiais, do mesmo modo que em uma ocorrência real. Durante as atividades, foram tomadas todas as ações de gerenciamento de riscos, avaliação do cenário, coleta de informações e busca/resgate por vítimas.

Como recursos adicionais do CBMSC, destacamos o caminhão 4x4 da força tarefa, materiais e equipamentos de deslizamento, grupo de apoio (bombeiros militares e comunitários) baseado no plano de chamada da OBM e, também, acionamento do binômio de Brusque (Cb de Souza e cão de busca Zara) para auxiliar nas buscas por vítimas.

0112 Simulado Gaspar 03

Nossa região tem o histórico de sofrer com fenômenos relacionados ao excesso de chuvas, associadas a moradias localizadas em áreas de risco, com potencial de gerar catástrofes. O esforço dos entes participantes visa o a preparação de todo o sistema de prevenção e intervenção para estar apto para suprir a demanda em caso de tragédia.

0112 Simulado Gaspar 02

De acordo com Cleber Wan-Dall, prefeito de Gaspar, trabalhar preventivamente é investir no bem maior de uma cidade, a população. Ainda, Ana Janaina Medeiros de Souza, superintendente da Defesa Civil, levantou a importância do simulado na preparação e fortalecimento das equipes, assim como, auxiliar na integração de todos e melhorar a eficiência do atendimento.

Por fim, o comandante do 4° Pel de Bombeiros Militar, 1° Ten Levi Garcia Ribeiro, enfatizou que o simulado foi importante para aferir e ajustar alguns pontos importantes como tempo resposta das guarnições, facilidade de acionamento de recursos adicionais, integração no SCO, conflito entre as necessidades da ocorrência e os recursos disponíveis do CBMSC, sempre buscando o aperfeiçoamento do serviço prestado.

Texto: OBM de Gaspar, Prefeitura Municipal e Defesa Civil
Imagens: Divulgação CBMSC/Gaspar