CURSO DE BUSCA TERRESTRE TEM MISSÃO REAL NA SERRA CATARINENSE

O 2º BBM (Curitibanos) possui uma vasta área de reflorestamento em sua circunscrição, e este tipo de ambiente é muito favorável para a execução de treinamentos para encontrar pessoas desaparecidas em área de mata. Assim, desde 2018 todos os cursos de Busca Terrestre do CBMSC tem sua parte prática em uma fazenda na cidade de Curitibanos.

Atualmente, há um curso do 5º BBM (Lages) em andamento nessa área. Quase no término do curso, o que os alunos não imaginavam é que seriam acionados para uma busca real, na madrugada do dia 29 de outubro.

A central de emergência (COBOM) do 2ºBBM recebeu uma chamada no final da noite do dia 18 de outubro, relatando que um homem de 60 anos estava desaparecido na localidade de Horizolândia, cerca de 18 km do perímetro urbano de Curitibanos.

29 10 curitibanos

Segundo a solicitante, o homem era um cardíaco e estava auxiliando no combate a queimadas. Ele deveria ter retornado à noite, sendo que o mesmo não ligou como de costume e não voltou conforme combinado.

Assim, foi solicitado apoio ao curso e montado equipes com os 27 bombeiros presentes, sob o comando do Ten Cel BM Diniz e dos instrutores Cb Fumagalli e Sd Julio. Todos foram destacados para referida busca por volta das 23:40h.

Em menos de 3 horas o desaparecido foi encontrado, infelizmente, em óbito (por volta das 02:20h) do dia 19 de outubro, aproximadamente a 240m de sua residência, próximo à uma área de queimada. A suspeita é que o masculino possa ter sofrido um mal súbito quando no combate às queimadas.

29 10 curitibanos2

Apesar do resultado lamentável, que foi a vítima ter perdido a vida, chamou a atenção a agilidade e rapidez com que a corporação conseguiu obter a localização exata e solucionar a ocorrência, provendo familiares e amigos do desfecho e encerrando a angústia da busca madrugada adentro.

Texto: Major BM WILLIAN LEAL NUNES
Imagens: Divulgação CBMSC/Curitibanos