1 minuto para leitura (298 palavras)

BATALHÃO DE RIO DO SUL REALIZA DOAÇÃO DE LIVROS

Na terça-feira, 17, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), em Rio do Sul, realizou a doação de três livros para a Biblioteca Municipal da cidade.

O livro "Corpo de Bombeiro Militar de Criciúma (1972-2022): 50 anos dedicados a salvar vidas" escrito pelo coronel Milton Antônio Lazzaris, retrata a história e a caminhada da corporação bombeiril, forjada na bravura e superação, registrada em 512 páginas de textos emoldurados com mais de 150 registros fotográficos.

"Rescaldo" é uma coletânea de relatos do coronel Luiz Antônio Cardoso, e tem por escopo registrar acontecimentos da época que deixaram marcas indeléveis, na forma como ele pensava e agia como bombeiro.

"Sidney Carlos Pacheco": A obra destaca a construção social e profissional do coronel Pacheco, demonstrando as várias funções que o oficial exerceu, tais como, de prefeito do município de Palma Sola (1961), de Comandante-Geral da PMSC (1983), de deputado em dois mandatos (1987 e 1991), sendo na reeleição, secretário da Segurança Pública do Estado (1991 a 1994). O coronel Pacheco ainda foi diretor da Defesa Civil estadual (1999 a 2003) e criou e instalou a Secretaria de Segurança, Defesa Civil e Trânsito do município de São José (2004).

De acordo com a bibliotecária responsável, Raquel Bezerra Tatim: "A doação desses livros é importante para enriquecer o acervo da Biblioteca Municipal de Rio do Sul, que possui poucas obras sobre bombeiros e militares."

Texto: agente temporário Regina Knopf
Imagens: Divulgação CBMSC/Rio do Sul