PESQUISAR

Blog de Notícias

2 minutos para leitura (388 palavras)

BOMBEIROS DE DIONÍSIO CERQUEIRA REALIZAM PALESTRA E OFICINAS NO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ

No dia 25, terça-feira, o Corpo de Bombeiro Militar de Santa Catarina (CBMSC), em Dionísio Cerqueira, marcou presença no Instituto Federal do Paraná (IFPR), situado no município de Barracão, para um evento educativo de grande relevância. A equipe de instrutores da do quartel do município ministrou uma palestra durante os períodos matutino e vespertino, abrangendo mais de 200 alunos.



A palestra ofereceu uma visão abrangente sobre as diversas áreas de atuação do CBMSC, apresentando temas como atendimento pré-hospitalar, combate a incêndios, resgate veicular, busca e salvamento, manejo de insetos e animais peçonhentos, além de sistemas preventivos contra incêndios, entre outros serviços prestados pela corporação à comunidade.

Após essa primeira etapa, os alunos foram direcionados para três oficinas distintas, onde puderam vivenciar na prática as habilidades ensinadas:

1ª Oficina - Atendimento Pré-Hospitalar de Pessoa Engasgada (Obstrução de Vias Aéreas por Corpo Estranho - OVACE): Com a utilização de manequins especialmente projetados para treinamento, os participantes tiveram a oportunidade de aprimorar suas habilidades de desobstrução das vias aéreas em lactentes e adultos. 



2ª Oficina - Manejo de Animais Peçonhentos: Nesta atividade, os alunos aprenderam técnicas seguras para lidar com animais peçonhentos, incluindo como proceder ao encontrar um e as medidas adequadas em casos de ataque.

3ª Oficina - Combate a Incêndios com Extintores: os instrutores repassaram informações sobre a seleção correta do tipo de extintor, de acordo com a classe de incêndio, destacando as principais diferenças e a atuação apropriada do agente extintor. 



O quartel do CBMSC em Dionísio Cerqueira agradece ao convite do Instituto Federal do Paraná e parabeniza todos os alunos pela participação exemplar e pelo interesse nas instruções oferecidas. Eventos como esse reforçam a importância da conscientização sobre prevenção e preparação para emergências, contribuindo para a formação de cidadãos mais capacitados e seguros em nossa sociedade.


Créditos:
Texto: soldado André Luiz Kiihn
Imagens: Divulgação CBMSC/Dionísio Cerqueira
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube; Twitter.

Posts Relacionados

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193