PESQUISAR

Blog de Notícias

2 minutos para leitura (347 palavras)

BOMBEIROS EM PORTO UNIÃO SALVAM BEBÊ QUE ESTAVA ENGASGADO

Na madrugada de quinta-feira, 23, por volta das 4h, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) em Porto União atendeu uma ocorrência envolvendo um bebê que estava engasgado. A eficiência da equipe de plantão foi crucial para o sucesso deste atendimento. 

A situação ocorreu no município de Porto União, onde familiares fizeram contato com o CBMSC pelo 193 relatando o engasgamento de um bebê (lactente) com aproximadamente 2 meses de vida. A equipe iniciou o atendimento pelo telefone, fornecendo informações precisas para que a família pudesse iniciar as manobras.

Ao chegarem ao quartel, os familiares e o recém-nascido foram recebidos pelo bombeiro comunitário João Wilson Alves, que constatou que o bebê ainda estava com as vias aéreas obstruídas e, de imediato realizou os procedimentos necessários para a desobstrução. 



O BC João, adotou a posição de resgate, sustentando o corpo do bebê com o antebraço, garantindo que a cabeça ficasse mais baixa que o corpo, executando as tapotagens de resgate, obtendo sucesso imediato, logo no primeiro ciclo.

O bebê recuperou os sentidos, apresentando respiração normal e expressando choro. Após a desobstrução bem-sucedida, foi constatado que o bebê encontrava-se com as vias aéreas permeáveis.

O CBMSC enaltece a dedicação e o profissionalismo dos bombeiros envolvidos nesse atendimento, destacando a importância do treinamento contínuo e da prontidão para lidar com situações de emergência. A resposta rápida e a eficácia demonstradas refletem o comprometimento do CBMSC em preservar vidas e garantir a segurança da comunidade e reafirma seu compromisso com a excelência no atendimento 


Prevenção: como agir em caso de engasgamento de bebês



Créditos:
Texto: capitão Marcos Luciano Colla
Imagens: Divulgação CBMSC/Porto União
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube.

Posts Relacionados

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193