COMEMORAÇÃO DE 20 ANOS DO CBMSC EM CUNHA PORÃ

Na última quarta-feira, 30, ocorreu na sede do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), em Cunha Porã, a comemoração de 20 anos da implantação do quartel na cidade, a qual contou com os seguintes atos: promoção de bombeiros comunitários, entrega de medalhas, homenagens aos fundadores e título honorífico amigo do bombeiro.

O sonho em ter uma unidade de bombeiros no município de Cunha Porã, começou a ganhar forma e força em meados de 1999 com o então Corpo de Bombeiros Voluntários de Cunha Porã. Após muitas lutas, persistência e conquistas da sociedade Cunhaporense e do estado, a então instalação do CBMSC foi efetivada em 2002, completando, esse ano, 20 anos de atuação, sempre priorizando um atendimento de excelência aos munícipes.

No decorrer desses 20 anos, além das inúmeras ocorrências atendidas, o CBMSC fez um trabalho junto a comunidade, ofertando cursos como o Bombeiro Comunitário, onde já foram formados mais de 250 alunos, Bombeiro Mirim - 98 alunos formados, Bombeiro Juvenil - 50 alunos formados e Projeto Golfinho - 40 crianças formadas, que foram conscientizadas sobre sobre os perigos do salvamento aquático, prevenção de afogamento e cuidados com meio ambiente. Todo esse trabalho vem sendo realizado com excelência devido a algumas parcerias, agradecemos ao governo estadual e municipal por todo o apoio, aos projetos aprovados junto ao TJSC fórum de Cunha Porã e a inúmeras empresas que contribuem com o quartel.

No evento foram entregues medalhas a alguns bombeiros. Essas são um símbolo de reconhecimento ao profissionalismo e responsabilidades junto ao CBMSC. Na ocasião foram condecorados os bombeiros militares: sargento Thiago Bettio, cabo Fernando Ribeiro, por terem completado 10 anos de efetivo serviço, a cabo Muriel Luft com as medalhas de mérito da segurança contra incêndio e atendimento pré hospitalar e o cabo Renan Lazzaretti com a medalha de mérito de atendimento pré hospitalar.

Durante a cerimônia também foi entregue o título de Amigo do Bombeiro à senhora Luzia Iliane Vacarin, prefeita municipal de Cunha Porã, que sempre demonstrou empenho e dedicação acima do convencional quando solicitado o seu apoio. Dessa forma, o comando local indicou, o conselho de mérito referendou e o comando geral outorgou a ela o título honorífico Amigo do Corpo de Bombeiros, uma de nossas maiores honrarias.

O CBMSC em Cunha Porã parabeniza ainda os 25 bombeiros comunitários promovidos neste dia. Esses que são essenciais para o serviço operacional na cidade, pois dão todo o apoio necessário nas ocorrências.

No uso da palavra o tenente-corenel Marco Antônio Eidt, comandante do 12º Batalhão de Bombeiros Militar (12º BBM), com sede em São Miguel do Oeste, parabenizou em especial o bombeiro comunitário Neuto José Nuncio por conquistar a mais alta graduação, sendo promovido a Bombeiro Comunitário Pleno Classe 1, dizendo: "para conquistar essa graduação o bombeiro comunitário tem que ter atingido mais de 3000 horas de serviço, que ele seja inspiração para todos nós, que o serviço feito com excelência gera frutos.". Após a troca de divisas, os promovidos encerraram a solenidade com o tradicional banho de comemoração, pois cada degrau alcançado é uma vitória.

Texto: soldado Leonardo Felisbino Ramos
Imagens: Divulgação CBMSC/Cunha Porã