Celebrando os 99 anos do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), o concerto da Banda de Música da corporação marcou a semana de aniversário. A apresentação foi realizada nesta terça-feira, 23, no Teatro Ademir Rosa (CIC), em Florianópolis.
Com a presença de autoridades civis e militares, convidados e comunidade, o público pôde se emocionar com um repertório variado que incluiu clássicos da música erudita, sucessos da MPB, trilhas de cinema e canções internacionais. Composta por mais de 50 músicos, a Banda do CBMSC tem a regência do sargento Marcelo Augusto Menezes.O comandante-geral do CBMSC, coronel Fabiano de Souza, realizou a abertura do evento: "Este momento é a perfeita demonstração da união entre a farda e a sociedade catarinense, que caminham juntas há quase um século. Cada nota executada nesta noite é um tributo à coragem, ao sacrifício e ao espírito de solidariedade que marca a nossa trajetória. A música, assim como o serviço bombeiro militar, tem o poder de tocar corações, inspirar esperanças e unir pessoas. Este concerto é mais do que uma apresentação artística, é uma verdadeira homenagem àqueles que, ao longo de quase um século, construíram com dedicação e bravura a história desta corporação", concluiu o comandante.
O concerto abriu com a execução de Backdraft, trilha do filme homônimo, seguida por peças interpretadas ao piano, como Passacaglia, de Georg Handel, e Imagine, de John Lennon. A noite também contou com momentos especiais, como a participação dos cães de busca e resgate em You've Got a Friend in Me (Toy Story) e a exibição de vídeos institucionais que destacaram a história do CBMSC e programas comunitários, como o Bombeiro Mirim.
Um dos pontos altos foi a homenagem à jovem Lara, bombeira mirim de nove anos que salvou a vida da prima com técnicas aprendidas no programa. Ela subiu ao palco para cantar junto com os mascotes da corporação e será condecorada com a Medalha do Mérito Bombeiro Comunitário na solenidade oficial de aniversário do CBMSC, que acontece na próxima sexta-feira, 26.