PESQUISAR

Blog de Notícias

2 minutos para leitura (400 palavras)

EQUIPE DO CBMSC EM ITAJAÍ RESGATA TRABALHADOR QUE ESTAVA PRESO HÁ 15 METROS DE ALTURA DO SOLO

Na última quinta-feira, 30, as equipes do 7º Batalhão de Bombeiros Militar (7ºBBM) em Itajaí, que estava de plantão na camionete Auto Resgate (AR-171) e no caminhão Auto Bomba Tanque Resgate (ABTR-119) foram acionados para realizar o resgate de um trabalhador que estava em atividade de altura.  

No local foi identificado se tratar de um pintor que estava preso a uma altura de aproximadamente 15 metros do solo. Ele estava calmo, porém impossibilitado de descer por conta própria em virtude do travamento do seu equipamento de proteção (trava queda).



Considerando a situação e visando a segurança durante o resgate, as equipes do 7ºBBM optou por acionar a Auto Escada Mecânica (AEM-08). O resgate foi realizado de forma tranquila e sem complicações. O homem foi retirado do local em total segurança.  

Confira aqui o vídeo do resgate!



Auto Escada Meĉanica

Com a devida avaliação, essa viatura pode ser utilizada em situações diversas, porém o seu maior emprego é em ocorrências de resgate em altura e/ou combate a incêndio verticalizado em que ter acesso às alturas é fundamental. Vale ressaltar que dependendo do terreno em que for a ocorrência, o sistema não libera a operação da escada, por questão de segurança. Ela já foi utilizada, também, em um combate a incêndio em vegetação em que o terreno apresentava característica montanhosa, o que colaborou para o êxito da operação.



O treinamento diário e constante da equipe que atua com a AEM é fundamental em virtude da complexidade de operação da mesma. Simulados são realizados para que em caso de ocorrência real, o operador e seu auxiliar estejam aptos e tomar decisões que serão cruciais para o sucesso do atendimento.


Créditos:
Texto: estagiária Lara De Tofol da Silva
Imagens: Divulgação CBMSC/Itajaí
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube.

Posts Relacionados

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193