Terminou no último dia 21 de janeiro mais uma edição do Programa Golfinho no município de Ituporanga. Ao todo, 30 crianças da região, com idade entre 7 e 11 anos foram formadas. O programa – já consolidado na região – tem por objetivo a prevenção de acidentes em ambientes aquáticos.
As crianças, por meio de brincadeiras lúdicas, aprendem sobre a importância de identificar situações de risco em lagoas, mar, piscinas e de como agir em situações de risco. A ideia, além de instruir as crianças, é fazer com que elas levem o conhecimento adquirido para dentro de suas casas, escolas e amigos, fazendo delas multiplicadores de um conhecimento que salva vidas.
Criado em 1998, o Programa Golfinho vem, há mais de duas décadas, inspirando e formando gerações de crianças para a prevenção de acidentes em ambientes aquáticos. Gratuito e voltado a crianças de 7 a 11 anos, o programa, desde a temporada 2020/2021, passou a ser realizado também em cidades do interior do Estado, além das praias que integram a Operação Estação Verão, entre os meses de dezembro e março. Atualmente, todos os batalhões do CBMSC executam o programa em Santa Catarina.
No ano passado, 10.268 crianças passaram pelo programa e a expectativa para 2026 é aumentar esse número. Só durante esta temporada de verão, estima-se que cerca de dois terços desse total seja atendido ainda nas praias, o que representa mais de 6 mil crianças formadas até o mês de março. Depois disso, o programa continua acontecendo nas escolas.