PESQUISAR

Blog de Notícias

2 minutos para leitura (446 palavras)

TREINAMENTO DE RESGATE VEICULAR É REALIZADO EM MARAVILHA

No sábado, 22, um treinamento de resgate veicular reuniu equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), de Dionísio Cerqueira, Maravilha e Cunha Porã, juntamente com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) das cidades de Dionísio Cerqueira e Maravilha. O evento teve como principal objetivo fortalecer a integração e a padronização do atendimento a ocorrências desta natureza, quando as equipes do CBMSC e do SAMU atuam em conjunto. 



Com a presença das equipes do SAMU e dos bombeiros militares, o treinamento proporcionou um ambiente colaborativo para alinhar e aprimorar os procedimentos e técnicas de resgate veicular. O conhecimento compartilhado durante o evento se mostrou essencial para garantir uma resposta eficiente e coordenada em situações de acidentes envolvendo veículos.

Pela manhã, o SAMU de Dionísio Cerqueira apresentou aos participantes o equipamento Lucas (Sistema de compressão torácica), abordando detalhadamente sobre a correta colocação e funcionalidade do equipamento. O treinamento dessa tecnologia inovadora permitiu que os profissionais entendessem como utilizá-la de forma adequada, potencializando suas habilidades no atendimento a vítimas em casos de emergência. 



Ainda no período matutino, os participantes também tiveram a oportunidade de revisar o passo a passo da rotina de resgate, enfatizando a importância de cada membro da equipe e seu papel fundamental na ação coordenada. O compartilhamento de experiências e de conhecimentos entre as equipes permitiu uma integração ainda mais sólida e eficiente. 



No período vespertino, o treinamento ganhou ainda mais dinamismo com a realização de simulações de ocorrências reais. As equipes foram divididas, combinando membros do CBMSC e do SAMU, e enfrentaram cenários simulados de acidentes veiculares. Essa prática em situações controladas permitiu que os profissionais aplicassem na prática o que foi aprendido pela manhã, aprimorando suas habilidades e a interação conjunta nas operações de resgate.


O treinamento de resgate veicular foi uma oportunidade valiosa para reforçar o compromisso do CBMSC com a excelência no atendimento à população em situações de emergência. A integração entre essas importantes instituições de resgate contribui para garantir um atendimento ainda mais ágil, eficaz e seguro às vítimas de acidentes no trânsito. 


Créditos:
Texto: soldado André Luiz Kiinh
Imagens: Divulgação CBMSC/Maravilha
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube; Twitter.

Posts Relacionados

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193