TREINAMENTO DE RESISTÊNCIA OPERACIONAL APRIMORA HABILIDADES DE FUTUROS FUTUROS BOMBEIROS COMUNITÁRIOS

No último sábado, 11, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), em Cunha Porã, realizou um treinamento de resistência operacional de grande relevância. O programa teve início com um deslocamento noturno de 8 km até o local do acampamento, situado na Linha Cristo Rei, cuja localização foi mantida em sigilo para garantir a autenticidade da experiência.

Durante esse treinamento, treze alunos do Curso de Bombeiro Comunitário foram submetidos a uma série de desafios elaborados para simular situações críticas frequentemente enfrentadas durante o atendimento a ocorrências. Oficinas especializadas proporcionaram conhecimento prático e estratégias para lidar com diversas situações, incluindo o uso de recursos improvisados para salvamento em áreas de mata, ações em locais com deslizamentos, combate a incêndios florestais e buscas terrestres.

Para além das atividades práticas, os participantes passaram por testes físicos e psicológicos rigorosos, incluindo privação controlada de sono e restrição alimentar. Essas adversidades, combinadas com o desgaste físico e mental, têm como objetivo forjar a resiliência necessária para enfrentar a rotina desafiadora do atendimento a ocorrências do CBMSC.

Este treinamento destaca o compromisso do CBMSC em capacitar seus profissionais para enfrentar situações extremas, garantindo que estejam completamente preparados para os desafios inerentes ao serviço de bombeiros. A dedicação e a superação demonstradas pelos participantes não apenas ressaltam a excelência do programa de treinamento, mas também evidenciam a prontidão desses, diante das responsabilidades que os aguardam. O CBMSC orgulha-se em investir na formação de profissionais capacitados e comprometidos com a segurança da comunidade.

Texto: soldado Leonardo Felisbino Ramos
Imagens: Divulgação CBMSC/Cunha Porã

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube.