PESQUISAR

Blog de Notícias

5 minutos para leitura (1069 palavras)

VERÃO: CONFIRA OS CUIDADOS NECESSÁRIOS APONTADOS PELO CBMSC

Há menos de um mês para o início oficial do verão, os dias quentes e de sol têm atraído a população para atividades de lazer em ambientes aquáticos, em especial as praias.

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), corporação que atua de forma direta na prevenção e no primeiro atendimento em caso de ocorrência de afogamento, alerta para importância do senso de auto prevenção e respeito às indicações de segurança. "A maior parte dos acidentes em ambientes aquáticos ocorrem com pessoas que superestimam suas capacidades ou não sabem como agir quando se deparam com alguma situação de perigo", afirma o coronel Aldrin Silva de Souza, comandante da 1º Região Bombeiro Militar, área responsável pelo litoral catarinense, que concentra maior parte da Operação Veraneio. 



A Operação Veraneio, maior operação do CBMSC, envolve ações de planejamento, organização e controle que resultam na execução da prevenção e salvamento aquático no território catarinense. Planejada durante todo o ano, a OPV envolve o emprego de guarda-vidas civis voluntários (GVCV) e viaturas adequadas a este tipo de atividade. Ela acontece em três etapas: pré-temporada, temporada e pós-temporada.

Atualmente o CBMSC está na fase de pré-temporada da Operação Veraneio, em que gradativamente os postos guarda-vidas vão sendo ativados, principalmente aos finais de semana e feriados. Neste período, há monitoramento de 108 praias, em 25 municípios, com um total de 243 postos guarda-vidas. A temporada inicia no dia 16 de dezembro.


Preparação dos guarda-vidas-civis voluntários

Todo guarda-vida civil voluntário (GVCV), que atua no litoral catarinense durante a Operação Veraneio, passa por curso de certificação e, caso ele já possua o curso, recertificação para que esteja apto a realizar salvamentos em ambientes aquáticos. Todos atuam sob a supervisão dos militares do CBMSC. Atualmente, cerca de 800 guarda-vidas-civis estão em formação e 758 já estão recertificados, ou seja, aptos para atuar nesta temporada. Há também turmas dos dois cursos em andamento. 



Como o foco principal é sempre a prevenção com vistas em reduzir o número de mortes por afogamento em Santa Catarina, os cursos abordam questões importantes sobre a sinalização de praia, orientações para os banhistas, sinais sonoros (apito), entre outros. Já os testes de aptidão física são atualizados rotineiramente, seguindo o padrão internacional de salvamento aquático e proporcionam que o GVCV realize provas que simulam a rotina de trabalho. Ele é capacitado, também, para realizar atendimento pré-hospitalar (APH).


Santa Catarina é campeã brasileira de Salvamento Aquático Desportivo

No decorrer do ano, os guarda-vidas de todo Estado se reúnem em campeonatos de salvamento aquático que visam manter todos atualizados dos padrões internacionais de salvamento, bem como, prepará-los para campeonatos nacionais e mundiais.

Campeã em 2022 em Torres no Rio Grande do Sul (RS), Santa Catarina sediou entre os dias 9 e 11 de novembro, nos municípios de Itajaí e Itapema, o 22° Campeonato Brasileiro de Salvamento Aquático Desportivo (Sobrasa Rescue 2023).



A delegação catarinense, com mais de 90 integrantes, foi formada a partir de dois campeonatos catarinenses: de praia em maio em Itapema e de piscina em setembro em Lages. Além de seletivas estaduais, abertas ao número aproximado de 2.000 guarda-vidas militares e civis. Titulação que destaca a qualidade e treinamento das equipes que atuam com salvamento aquático no CBMSC.

Em fevereiro deste ano, o CBMSC representou o estado no campeonato Elite 2023 de Lifesaving ou Salvamento Aquático Desportivo, em Matinhos, no Paraná. Essa foi a primeira vez que uma delegação catarinense participou deste campeonato e o CBMSC se destacou positivamente com a conquista de 48 medalhas, na sua maioria de primeiro lugar.


Como saber onde tem posto guarda-vidas ativo

No aplicativo CBMSC Cidadão, que foi desenvolvido para que todas as informações da corporação estejam disponíveis para os cidadãos, há informações para segurança e acessibilidade nas praias catarinenses. No ícone "praias", é possível visualizar as condições do mar (indicadas pelas das cores das bandeiras de cada posto de guarda-vidas ativo), a incidência de águas-vivas, a balneabilidade da água, presença de ressaca, além dos endereços dos postos de guarda-vidas compartilhável com o seu aplicativo de navegação. 



Como curtir a praia em segurança


Além do senso de auto prevenção, o CBMSC alerta para algumas práticas que são fundamentais para a segurança do banhista em um momento de lazer. 

- Ao planejar uma ida à praia, é importante buscar por locais onde há serviços de guarda-vidas.

- Fique atento à sinalização dos postos, em que bandeira vermelha significa alto risco de afogamento, bandeira amarela, médio risco de afogamento, bandeira verde, baixo risco de afogamento. Há ainda a bandeira lilás, que indica presença de água-viva e a bandeira preta, que indica que aquele posto está desativado.

- Atenção especial à sinalização na faixa de areia, em que a bandeira vermelha triangular significa que aquele local é perigoso. Normalmente sinaliza, também, que há uma corrente de retorno.

- Respeito aos avisos e alertas dos guarda-vidas.

- Caso seja surpreendido por uma corrente de retorno, mantenha a calma e nade paralelamente à praia buscando o banco de areia. Jamais nade contra a corrente, em direção a praia. Peça ajuda sinalizando com os braços.

- Evite nadar ou mergulhar próximo aos costões.

- Após uma refeição ou ingestão de bebida alcoólica, não entre na água.

- Se for queimado por uma água-viva, não esfregue o local e nem utilize água doce para lavar. A indicação é para o uso de vinagre. Nos postos de guarda-vidas as nossas equipes disponibilizam vinagre e poderão avaliar a situação dos casos mais graves.


Sonora do coronel Aldrin de Souza - comandante da 1º Região de Bombeiro Militar, área que é responsável pelo litoral catarinense e que concentra a maior parte da Operação Veraneio.


Nome do Artista - Pŕe-temporada-Cel-Aldrin.mp3


Créditos:
Texto: Cristina Schulze - assessora de imprensa do CBMSC
Imagens: Divulgação CBMSC
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube.

Posts Relacionados

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193